O Brasil é sertanejo
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A pesquisa partiu de uma base de dados de 20 mil ouvintes de rádio de todas as classes socias e faixas etárias nas capitais brasileiras, entrevistados de 2012 a 2013. O rádio foi escolhido por ser o meio de comunicação mais usado no Brasil: 73% da população brasileira escuta rádio com frequência. Entre os ouvintes, a maioria (96%) ouve música, 70% notícias, 31% esportes (aqueles que ainda gostam de ouvir as partidas de futebol no radinho de pilha), e 21% humor. “Começamos pelo universo do rádio como meio de comunicação móvel primordial e constatamos que a música está no DNA do rádio brasileiro”, afirma Juliana Sawaia, gerente do Ibope Media que coordenou a pesquisa. “O que une todos é a música. O Brasil é um país movido a música”, afirma Thiago Magalhães, assistente da pesquisa. “Queiramos ou não, hoje ele é movido a música sertaneja.”
O gênero sertanejo, liderado pelos artistas Paula Fernandes e Michel Teló, assumiu uma posição hegemônica nos últimos cinco anos. Bateu os antigos campeões, o pagode e a MPB. Entre 2012 e 2013, dois terços das músicas mais tocadas no rádio são sertanejas, de acordo com a empresa de pesquisas Crowley, que afere a audiência musical. Cerca de 65% das músicas pertencem ao sertanejo, enquanto o pagode, em segundo lugar, ocupa apenas 19% do tempo de rádio. Rock e MPB – representados pela banda Capital Inicial e pela cantora Ana Carolina

Nossa pesquisa confirmou o triunfo sertanejo”, afirma Juliana. “Analisamos a demografia da música e dividimos as faixas de ouvintes por idade e classe para concluirmos que a música sertaneja se disseminou por todo o país em várias classes sociais e faixas etárias.” Dos entrevistados, 58% declararam ouvir esse tipo de música.
Os analistas do Ibope estabeleceram seis perfis principais de consumidores brasileiros de música, divididos por renda e idade. A partir daí, estudaram o perfil do ouvinte e a flexibilidade do gosto musical de cada grupo. Fizeram uma descoberta evidente: a escolha de certos gêneros e estilos musicais está intimamente associada à divisão do público em idade e classe social.
A maior parte do público sertanejo pertence à classe A E B, tem entre 25 e 34 anos e nível escolar fundamental. O pagodeiro pertence à mesma classe social do sertanejo. É apenas um pouco mais jovem e mais flexível. Enquanto 61% dos sertanejos ouvem pagode, 81% dos pagodeiros gostam de sertanejo. Uns e outros se distribuem pelo país inteiro e mantêm a mesma preferência quando se trata de diversão. O churrasco é o lazer favorito, depois o bar e a balada.
Os analistas do Ibope estabeleceram seis perfis principais de consumidores brasileiros de música, divididos por renda e idade. A partir daí, estudaram o perfil do ouvinte e a flexibilidade do gosto musical de cada grupo. Fizeram uma descoberta evidente: a escolha de certos gêneros e estilos musicais está intimamente associada à divisão do público em idade e classe social.
A maior parte do público sertanejo pertence à classe A E B, tem entre 25 e 34 anos e nível escolar fundamental. O pagodeiro pertence à mesma classe social do sertanejo. É apenas um pouco mais jovem e mais flexível. Enquanto 61% dos sertanejos ouvem pagode, 81% dos pagodeiros gostam de sertanejo. Uns e outros se distribuem pelo país inteiro e mantêm a mesma preferência quando se trata de diversão. O churrasco é o lazer favorito, depois o bar e a balada.
via: epoca.globo
